Atenção: Conteúdo informativo sobre documentação e habilitação – Não oficial
A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) entrará em vigor a partir do dia 1º de julho deste ano. É o primeiro documento de identificação civil virtual válido no Brasil. No entanto, a ferramenta digital já pode ser adquirida nas lojas de aplicativos de qualquer smartphone. O processo pode ser realizado através do app do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A CNH Digital facilita o acesso a informações atualizadas do motorista e, de acordo com o Ministério das Cidades, ela tem o mesmo valor jurídico que a Carteira convencional. Abaixo, veja todas as etapas para tirar a CNH Digital.
Como solicitar a CNH Digital?
Primeiramente, o motorista interessado em tirar a Carteira Nacional de Habilitação, precisa ter a CNH comum, que possui um QR Code na parte traseira do documento.
No caso de quem possui a versão antiga é preciso solicitar uma nova, feito isso, terá acesso à digital.
Em seguida, o interessado deverá realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Depois de inserir as informações na página de cadastro, o site enviará um link de ativação no e-mail informado. Entre no e-mail e ative o cadastro.
Baixando a CNH Digital
Depois de realizar todo o processo de cadastro no site do Denatran, o próximo passo é baixar o aplicativo da CNH Digital no seu smartphone ou tablet. O app já está disponível para os sistemas Android e IOS.
Para ter total acesso aos serviços do aplicativo é necessário inserir um código de ativação, que o próprio Denatran envia por e-mail. Logo após, será preciso criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no aparelho. Pronto, o interessado poderá usar a Carteira Nacional de Habilitação Digital sempre que quiser.
Vale lembrar que, de acordo com o padrão da Medida Provisória 2.200-2/2001, a CNH Digital só poderá ser usada em um aparelho por vez.
É preciso ter internet para acessar a CNH no celular?
Segundo o Ministério das Cidades, o motorista não precisará ter acesso à internet para acessar o documento, basta inserir a senha de 4 dígitos para visualizar a CNH Digital.
Entretanto, em caso de perda, roubo ou furto do smartphone que contem o documento virtual, o usuário poderá bloquear o documento. Possuindo o certificado digital, o motorista consegue acessar o Portal de Serviços do Denatran e solicitar o bloqueio total. Todavia, se não tiver o certificado, terá que comparecer a um posto do Detran.
Confira também, os estados atendidos pela CNH Digital.
A CNH Digital dispensa o uso da CNH impressa?
O uso da CNH digital é opcional e possuí-la não indica que a CNH impressa deva ser dispensada.
Aliás, a carteira impressa continuará valendo oficialmente. No entanto, possuir a versão digital do documento traz mais facilidade e comodidade para motoristas e motociclistas.
Agora, por exemplo: imagine que a bateria do seu celular acaba e seu veículo é abordado em uma blitz. Se não estiver com a Carteira impressa em mãos, cometerá infração. Portanto, ter as duas opções disponíveis ajudará a ficar longe de possíveis problemas nas estradas.
Veja aqui, o passo a passo como fazer a CNH Digital.
Olá, sou Giuliane! Formada em Direito e uma das escritoras oficiais do blog. Meu objetivo é mantê-lo bem informado sobre seus direitos, deveres e compartilhar dicas sobre CNH e Leis de Trânsito!