Atenção: Conteúdo informativo sobre documentação e habilitação – Não oficial
CNH Digital MT – CNH Digital disponível no Mato Grosso
Obtida através do Detran do Mato Grosso, a Carteira Nacional de Habilitação, está disponível na versão digital, o documento físico ainda é válido. Porém os condutores poderão utilizar a CNH digital MT como mais uma opção em caso de esquecimento ou extravio do documento físico.
No dia 07 de maio de 2018, o Departamento Nacional de Trânsito do Mato Grosso anunciou a disponibilização da CNH em formato digital, de uso não obrigatório. É gratuita e possui o mesmo valor jurídico do documento impresso.
Atualmente todos os estados devem, obrigatoriamente, apresentar a opção de CNH digital, como decreta a lei.
Explicaremos a seguir como é realizado o processo e quais as condições de a obtenção deste novo recurso da CNH Digital MT junto ao Detran do referido estado.
Como é o processo de obtenção da CNH Digital MT
A CNH digital é um novo recurso que poderá ser obtido por meio de aplicativo de smartphone, podendo ser utilizada como documento oficial em todo território nacional. Eventualmente, tendo o mesmo valor jurídico do documento físico.
Esclarecemos que ao realizar o cadastro por meio do aplicativo o usuário precisa possuir a nova versão física de sua Carteira Nacional de Habilitação, visto que esta última versão possui o QR-Code.
A CNH digital é gratuita no estado do Mato Grosso. Porém, somente se já possuir a carteira física com o novo recurso. Caso contrário, será necessária a atualização da carteira, sendo cobrada uma taxa ao obter o novo documento.
Ao atualizar sua carteira de trânsito para o novo modelo será cobrado uma taxa. Essa taxa de emissão da 2º é de R$ 70,00 e R$ 146,00 para os condutores que exercem algum tipo de atividade remunerada.
Esse recurso está disponível na nova habilitação desde maio 2017. E tem o prazo máximo até julho de 2018 para ser implementado em todo território nacional. O processo é muito simples de realizar.
Veja os passos:
- Primeiramente, é necessário que o condutor realize um cadastro no site do DENATRAN, colocando todos os dados necessários. Se sua CNH não for atualizada com o QR-Code será necessário comparecer ao DETRAN.
- Depois da emissão, o cadastro no aplicativo fica vinculado ao número de telefone e aparelho cadastrado. No caso em que mudar de aparelho ou número, será necessário um novo cadastramento.
- Portanto, para obter o certificado digital, acesse ao site do DENATRAN, realize o cadastro. Logo depois será gerado um código que possui um prazo de 48h para ser utilizado. Depois instale o aplicativo em seu celular e coloque o código.
- Cadastre uma senha de 4 dígitos numéricos e pronto, sua CNH digital estará pronta.
Qual a penalidade atual a quem anda sem CNH e como a nova versão poderá beneficiar o condutor?
Conforme legislação, o condutor flagrado dirigindo sem CNH, porque esqueceu, é multado e a infração leve. Diferente de dirigir sem CNH e não ser habilitado, sendo uma infração gravíssima, 7 pontos na habilitação e multa.
O principal intuito da CNH digital é facilitar a vida dos condutores. Já que o aplicativo foi lançado a fim de que se evitem multas em condutores que se esqueceram do documento físico. Uma vez que poderá apresentar o digital e dificilmente alguém esquece o celular.
Enfatizamos ainda que o uso do serviço por meio de aplicativo pode ocorrer em modo off-line. Já que não necessariamente precisa de conexão à internet ao realizar o acesso.
Porém, no caso do seu celular estar descarregado ou algo do tipo, será obrigatória a apresentação do documento físico.
Nova carteira de habilitação física possui sistema QR-Code a fim de evitar fraudes
Todas as carteiras de habilitação estão sendo emitidas com o novo recurso antifraude, que é o QR-Code, desde maio de 2017. A tecnologia permite que seja realizada a leitura de um código através do celular.
O novo recurso veio com o intuito também de facilitar a vida dos guardas de trânsito ou dos departamentos específicos. Pois é necessário apenas realizar a leitura do código e os dados do condutor aparecerão, sem digitá-los.
Sendo assim, após tantas vantagens para o seu uso, realize seu cadastro e baixe o aplicativo e comece a utilizar a CNH Digital MT o mais breve possível e tenha mais uma possibilidade de se resguardar, caso esqueça o seu documento.
Dica: A CNH Digital começa a valer em todo o Brasil a partir do dia 1º de Julho, confira aqui.
Olá, sou Amanda! Formada em Ciências Contábeis e uma das escritoras oficiais do blog. Meu objetivo é mantê-lo bem informado sobre seus direitos, deveres e compartilhar dicas sobre CNH e Leis de Trânsito!