Atenção: Conteúdo informativo sobre documentação e habilitação – Não oficial
Em março desse ano, o estado de São Paulo também começou a emitir a CNH Digital SP. A CNH Digital é uma versão eletrônica da habilitação impressa e ela pode ser adquirida por meio de um aplicativo.
Para mais informações, continue lendo esse artigo. Boa leitura!
Condições para emitir a CNH Digital SP
- Primeiramente, a Carteira de Habilitação impressa deve ter sido registrada no estado de São Paulo.
- A versão impressa da CNH deve possuir um QR Code, código eletrônico localizado na parte de trás da Carteira de Habilitação.
- Esse código serve para que a CNH seja lida por meio de um celular.
- A sua habilitação não pode estar nem cassada, nem suspensa, ou seja, precisa estar em situação regular.
- A sua habilitação também não pode estar vencida.
- Não pode haver nenhuma solicitação de mudança de dados pessoais ou com relação ao seu trabalho.
- Você pode ir em qualquer unidade de atendimento do Detran para solicitar a sua CNH Digital.
- Apenas o dono da Carteira de Habilitação impressa pode solicitar o documento.
- Quem não tem o QR Code precisará pedir a segunda via da habilitação que custa R$ 42,41.
- Fora o valor citado anteriormente, não haverá mais nenhuma taxa cobrada.
Tira-dúvidas sobre o QR Code
- Minha CNH tem o QR Code mas eu não tenho o Certificado Digital.
Para resolver é simples. Todavia, você ir em uma unidade de atendimento do Detran SP para realizar o seu cadastro. Feito isso, você irá poder solicitar a sua CNH Digital SP no aplicativo.
- Minha CNH já possui o QR Code e eu também tenho o Certificado Digital.
Primeiro você vai fazer o seu cadastro no site do Portal de Serviços Denatran. Com o portal aberto, na guia “Usuário” você vai clicar em “Cadastro”.
Você vai preencher o cadastro com seu CPF, nome, data de nascimento, e-mail e senha que você vai criar na hora. Quando você acabar esse cadastro, você vai receber um e-mail para que o seu cadastro seja ativado.
Depois disso você vai poder voltar no Portal de Serviços Denatran e concluir o seu cadastro. Em fim, você vai receber um SMS para que você possa baixar o aplicativo e, assim, ter a sua CNH Digital.
- Minha CNH não tem QR Code
Você deve solicitar a segunda via do documento. Feito isso, você fará os processos citados no item 2 para ter a sua CNH Digital. Caso você não tenha o Certificado Digital, siga o passo 1.
Em caso de roubo, o que fazer?
Em caso de roubo, o usuário deve bloquear o acesso ao documento pelo aplicativo. Se você tiver o Certificado Digital, o bloqueio pode ser feito pelo Portal de Serviços do Denatran. Se você não tiver o Certificado Digital, você vai precisar ir em uma unidade do Detran para realizar o bloqueio.
Entretanto, vale ressaltar, que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista não deve andar sem habilitação. A infração é de natureza leve, mais 3 pontos na carteira e retenção do veículo até a apresentação do documento. Por isso, caso seu celular esteja descarregado, não dirija. Assim você não corre o risco de ser penalizado.
Considerações Finais
Com o avanço da tecnologia, é mais do que justo que os motoristas tenham a opção de possuir a CNH Digital. Com a CNH Digital SP, o motorista terá mais segurança e praticidade para não sair de casa sem a carteira de habilitação.
No entanto, não esqueça: sua CNH impressa precisa estar regularizada para que você possa solicitar a CNH Digital. Caso você tenha alguma dúvida, você pode entrar em contato com o Detran-SP.
Para capital ou outros municípios com o DDD 11, você liga para o 3322.3333. Demais localidades você vai ligar para 03001013333.
Ainda não baixou o aplicativo da CNH Digital? Baixe agora.
Olá, sou Giuliane! Formada em Direito e uma das escritoras oficiais do blog. Meu objetivo é mantê-lo bem informado sobre seus direitos, deveres e compartilhar dicas sobre CNH e Leis de Trânsito!